Páginas

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

studio rehearsals - Rastaman live up - Bob Marley

Bob Marley e O Rastafarismo:




Sem Rastafari Não há nenhum Bob Marley?

Dizer que Bob Marley é o maior artista do reggae já produzido pela Jamaica é uma afirmação amplamente debatido, mesmo entre os admiradores de Bob Marley, no entanto, ninguém ousa negar o fato de que, sem Rastafari não há Bob Marley.
Os dreadlocks e filosofia são todos devidos à filosofia esmagadora e mudança de vida de Rastafari.

A fim de compreender o impulso revolucionário da música de Bob Marley, tem de haver uma compreensão do tempo em que Bob Marley surge, em particular as influências locais e internacionais que levaram à vez de Rastafari. Além disso, deve haver uma discussão sobre a forma como o Rastafari transforma o músico, em ambos os espectáculos e um profeta

É importante, primeiro, delinear alguns dos elementos mais importantes filosóficas e históricas do Rastafari

É extremamente importante reconhecer o fato de que Rastafari emerge da situação de depressão social em que os negros encontraram-se na década de 1920 e 30. Foi durante esse período da grande depressão que o mundo viu a ascensão do maior organizador de pessoas no mundo, o saudoso Marcus Mosiah Garvey.

Garvey formou a Universal Negro Improvement Association e do Povo dos Partidos Políticos na Jamaica, Garvey lançou as bases para a reconstrução da nação Africano, através da construção de uma filosofia de raça de primeira político.

Elementos importantes na filosofia de Garvey


Um elemento importante na filosofia de Garvey era soberania racial.. Garvey acreditava que, para que as pessoas negras para alcançar um senso de orgulho que eles tiveram de voltar a se apresentar.. Um aspecto importante da re-pensar do povo negro tinha que envolvem a religião de muitas maneiras.

Garvey havia reconhecido que muitas das religiões dos negros estavam praticando eram não-saudável e Garvey olhou para questões como o mito Hamitic. O elemento religioso do movimento de Garvey, naturalmente, levou a população negra criando suas próprias formas indígenas de adoração.
É a partir da filosofia de Garvey, que pensadores como Leonard Howell, Ricketts e Ferdinand Joseph Hibbert surgem para criar novos movimentos religiosos e culturais.


Ele  baseado nos escritos de Marcus Garvey, que inspira o surgimento de Rastafari.

Em especial como declarações repetidas Por Garvey "Para Olhar uma África  quando, rei negro Será, será Coroado, O Dia da Libertação estabele Proxima " eram Profética Como Vistos, quando Haile Selassie foi Coroado 1930.

Haile Selassie título era Ras Tafari, além de Senhor dos Senhores, Rei dos Reis e leão conquistador de Judá, tudo isso levou à crença de que ele era a reencarnação do deus.

Leonard Howell foi fundamental par o Desenvolvimento do Movimento Rastafari na Jamaica. Howell tinha começado a construir o movimento em St.Thomas e após um breve período na prisão, saiu e formou o etíope Salvação Society. É através da salvação da sociedade etíope que Howell capaz de comprar Pinnacle Estate em 1940, a fim de estabelecer um acordo para os irmãos Rastafari.

A criação do assentamento foi ligada com a visão de que os negros precisavam ter auto-suficiência económica e também simbolizava um destacamento da Jamaica colonial

O objetivo da Pinnacle Corretores de muitas maneiras foi desenvolver um Estado dentro do Estado, uma tentativa de estabelecer uma zona de soberania para o homem negro.

A partir dessas origens humildes levou ao desenvolvimento da Etiópia Federação Mundial sob a liderança de Malaku Bayer e isso levou a uma série de grupos emergentes na cena.

Alguns desses grupos foram etíope Juventude Cosmic Fé, a Liga Cultural Africano, Reino afro-West Indian Fraternidade, Igreja Copta da Etiópia e da Solidariedade Irmandade da United etíopes.

É durante este período que a filosofia do Rastafari começa a se tornar trabalhada e refinada. Intelectuais como Dr.LFC Manto foram importantes para localizar a importância da Etiópia na bíblia e com isso veio o pedido por Mantle e Howell que os negros eram os verdadeiros escolhidos.
 De muitas maneiras Rastafari tem sido capaz de redescobrir a sua ligação com África, através do mesmo veículo que os negros escravizados.

Esta é uma tradição que vale na vida de Bob Marley, devido ao seu apelo para o mundo ocidental, ele foi capaz de usar que a exposição à luz de uma fogueira para o povo negro em todo o mundo.

É importante notar que Movimento Rastafari foi recebida com grave Social e da oposição política na sociedade.

Em ambos os ridículo público ea coerção estatal Rastafari tem sofrido imensa injustiça. . Desde a criação da Pinnacle Estate a polícia constantemente agredido os membros da comunidade, como eles foram espancados e obrigados a cumprirem penas de prisão longas.

Devido a toda essa oposição desenvolveu-se uma força interior e determinação, que sustentou todos os seus membros. É este espírito de resistência e de força interior que Marley iria desenvolver-se como ele, pessoalmente, cresceu dentro Rastafari.

Bob Marley era um profeta do Rastafari?

Marley tinha o ódio feroz da injustiça e temperamento para orientar as pessoas. Marley tinha o Ódio feroz da injustiça e Temperamento orientar pará como pessoas. Letra da música de Marley falou ao coração dos socialmente deprimidas e foram capazes de incutir um sentimento de orgulho e força em face de inúmeros desafios. Letra da música de Marley Falou ao Coração dos Socialmente foram deprimidas e capazes de incutir hum Sentimento de Orgulho e face em Força de Desafios inúmeros.

Marley não só entreter as massas, mas também foi capaz de inspirar o impiedoso e deprimido com a filosofia do Rastafari como ferramenta.. Marley foi capaz de subverter a estrutura de valores dominantes das sociedades através do disfarce de entretenimento.

Um dos exemplos da forma que Marley usou a música para inspirar as pessoas, em particular os irmãos Rastafaris é visto na canção "Rastaman Live Up. Na canção de Marley acena sobre seus irmãos para continuar a luta cantando:

RASTAMAN LIVE UP:



Rastaman Live Up!

Composição: Bob Marley e Lee Perry
Rastaman live up, Bongoman don't give up
Congoman live up, Bingyman don't give up
Keep your culture, don't be afraid
Of the vulture, grow your dreadlock
Don't be afraid of the wolfpack
Rastaman live up, Bingyman don't give up
Congoman live up, Bongoman don't give up
David slew Goliath with a sling and a stone
Samson slew the philistines with a donkey jawbone
Iyaman live up, Rastaman don't give up
Bingyman live up, Congoman don't give up
Trodding thru creation, in a irie meditation
Seen many visions, in a this yah armageddon
Rastaman live up, Congoman don't give up
Rastaman live up, Natty Dread no give up
Saw it in the beginning
So shall it be in this iwa (time)
And they fallen in confusion
Well a just a step from Babel Tower
Rastaman live up, Congoman no give up (Repeat)
Grow your dreadlocks
Don't be afraid of the wolf pack
A tell you, one man a walking
And a billion man a sparking
Rastaman live up, Bingyman don't give up
Don't give up, don't give up, don't give up.
Tradução da música acima:


Viva o Rastaman!

Bongoman, não desista!
Viva o Congoman!
Bingyman, não desista!
Mantenha sua cultura:
Não tenha medo do predador
Deixe seus dreadlocks crescerem:
Não tenha medo do lobo

Viva o Rastaman!
Bingyman, não desista!
Viva o Congoman!
Bongoman, não desista!

Davi derrotou Golias com um estilingue e uma pedra;
Sansão derrotou os Filistinos com um maxilar de burro:
Viva o Iyaman!
Rastaman, não desista!
Viva o Bingyman!
Congoman, não desista!

Caminhando pela criação numa meditação iriê (positiva)
Tivemos muitas visões nesse Armagedon
Viva o Rastaman!
Congoman, não desista!
Viva o Rastaman!
Natty Dread, não desista!

Eu vi no início, então deve ser assim nesse tempo;
E eles entraram em uma confusão a apenas um passo da Torre de Babel
Viva o Rastaman!
Congoman, não desista!
Viva o Rastaman!
Congoman, não desista!
Deixe os seus dreadlocks crescerem;
Não tenha medo do lobo!
Eu vou lhe dizer, um homem está andando;
E milhões de homens estão brilhando.

Viva o Rastaman!
Bingyman, não desista!
Não desista, não desista, não desista!.


As letras falam da necessidade de Rastafari para manter a luta pela aceitação cultural e político na sociedade.

Enquanto Bob Marley tem um reconhecimento especial em Rastafari existem várias interpretações entre os irmãos Rastafari sobre o local real de Marley na legião de herói do movimento. Para muitos Rastas, Marley é o filósofo por excelência do nosso tempo, enquanto outros rejeitam essa alegação e questionar a natureza do conteúdo revolucionário. Para Bob Rasta de muitos Marley não conseguiu fazer jus ao caráter revolucionário do movimento e acreditam que ele se tornou parte do sistema que ele procurou se opor.

Embora o conteúdo político da música de Marley ea vida pode ser contestada, com base no reconhecimento de Marley decorre do fato de que ele ajudou a colocar Rastafari no mapa internacional.

Ao longo da sua carreira nunca negou o fato de que ele era apenas um homem humilde de Rasta Jamaica. Há um grande sentimento de orgulho que Rastafari tem para o fato de que ele foi capaz de produzir um dos maiores músicos de todos os tempos.

Uma das ironias da história de Bob Marley e Rastafari é que ambos têm sido desprezados pela população da Jamaica e se tornaram as características definidoras da Jamaica internacionalmente. Se você é um jamaicano não há lugar no mundo que você pode ir onde eles não vão perguntar sobre Bob Marley e de Rastafari. Esta é uma prova da vontade e crença na auto demonstrado pela grande maioria das pessoas de base que ajudou a desenvolver o movimento.


domingo, 23 de janeiro de 2011

Vibrações

ESTILO: Reggae
REGIÃO: Maceió - AL
ANO: 1998
ATUALMENTE: na estrada


 OBS: A banda mudou seu nome a pouco tempo conhecida antes  como Vibrações Rasta, ela se chama agora Vibrações e traz uma reggae raiz com muitas mensagens inspirada nós conceitos de Bob Marley,confira...

Vibrações é uma banda de reggae nascida na cidade de Maceió, no estado de Alagoas, no ano de 1998, que busca compor sua identidade a partir da junção do reggae original jamaicano com o hibridismo que compõe o cenário musical brasileiro, mais especificamente o nordestino. Com influências diversas, traz na bagagem a sua autenticidade na estrutura rítmica contagiante dos batuques afro-brasileiros e indígenas, nas letras de denúncia social, mescladas com o apelo urgente pela não-violência, baseada na paz, amor e justiça para com os desfavorecidos. Tendo em vista a exclusão e discriminação do nordestino e do povo negro, a banda busca através da confrontação dos padrões estéticos, musicais e regionais, uma forma de "territorização" dessa parcela da população brasileira, no sentido de fazê-la reconhecer-se e sentir-se inserida no meio através de uma cultura que a represente. Acreditando que, isso seja possível, através da exposição da herança racial, da música regional e do linguajar típico dos nordestinos, não só resistindo à esmagadora cultura de massa, como também enfrentando os ditames dominantes.

Tendo seu trabalho divulgado no nordeste e centro-sul do país, a banda Vibrações teve o privilégio de dividir palco com artistas de alta qualidade, nacionais e internacionais, que exerceram forte influência aos componentes da banda, aumentando assim, o seu leque de referências. Sendo um marco no cenário musical alagoano, dando início a um movimento sólido e responsável, com o surgimento de várias outras bandas de reggae, a banda Vibrações une o entretenimento e desafia o pensamento crítico de seu público, constituindo uma forte banda no que se refere à qualidade musical e intenção libertadora de suas mensagens.


por: Lwdmila Constant Pacheco

baixe aqui o dvd do Vibrações:
DVD:A padra que não foi polida
http://www.megaupload.com/?d=9RBU8FI0

Vibrações DVD - Exército de JAH

Exército de Jah
Vibrações Rasta

Vai, arranque esse medo do peito
Vem, pra ser exército de jah!
Vai, arranque esse medo do peito
Vem, pra ser exército de jah!

Não sei se você percebeu,
vem sempre uma queda depois do apogeu..
Não fique chocado se tudo mudar,
é que a natureza tende a se equilibrar..
Hoje o nosso mundo vive a lei de quem tem mais..
ricos de dinheiro e carentes de paz!
Se de repente toda beleza aparente desaparecer,
pode ser porque, tudo que sobe um dia vai ter que
descer..

Vai, arranque esse medo do peito
Vem, pra ser exército de jah!
Vai, arranque esse medo do peito
Vem, pra ser exército de jah!

Atlântida se afogou, de Sodoma e Gomorra só história restou,
a Babilônia não resistiu,
e até o império de Roma caiu..
O capitalismo não se cansa de oprimir,
sinto, um novo tempo está pra surgir..
Se de repente toda beleza aparente desaparecer,
pode ser porque, tudo que sobe um dia vai ter que
descer..

Vai, arranque esse medo do peito
Vem, pra ser exército de jah!
Vai, arranque esse medo do peito
Vem, pra ser exército de jah!